quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Conselho Municipal de Saúde, realiza II Seminário de Formação



               A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, do Conselho Municipal de Saúde de Santarém,promove nos dias  03 e 04 de maio de 2012,no Auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior,o II Seminário de Formação da Comissão. O Evento discutirá as Doenças Relacionadas ao Trabalho, como forma de orientar a todos os trabalhadores e trabalhadoras de caráter formal e informal, a estarem atentos aos cuidados no ambiente de trabalho visando a sua proteção em relação a evitar o adoecimento  nestes ambientes. Outro ponto que o evento visa abordar é a responsabilidade dos empregadores para adequarem os ambientes de trabalho, visando assegurar o direito do trabalhador de TRABALHAR SIM, ADOECER NÃO. O seminário é aberto a toda a classe trabalhadora  com ou sem vínculo empregatício, a classe patronal, a comunidade acadêmica e a sociedade  em geral. 
               O Evento também visa promover e fortalecer as ações da Politica de Saúde do Trabalhador no Município e na Região do Baixo Amazonas, área de atuação do Centro Regional e Referencia em Saúde do Trabalhador- CEREST. O Evento tem a organização da CIST em parceira com o CEREST e o Conselho Municipal de Saúde  e maiores informações podem ser adquiridas pelo Telefone 3523-1677 ou na Sede do Conselho Municipal de Saúde,Localizado na Avenida Mendonça Furtado ( entre  Av. Silva Jardim e Barjonas de Miranda).  
                  " Lutar pela efetivação da Saúde do Trabalhador como um direito conquistado, é responsabilidade de todos". Participe.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Conselho de Saúde de Santarém discute Serviços Executados pela SEMSA e Medicamentos da Farmácia Básica

             O Conselho Municipal de Saúde de Santarém, em reunião extraordinária  discutiu a Apresentação pela SEMSA, a execução dos serviços públicos e conveniados com o SUS e Serviços pactuados com os outros municípios, tanto no nível de oferta, quanto no nível de encaminhamentos. A reunião contou com a presença do Regulador do Sistema Walter Pinheiro Sininbú,  para apresentar as informações, porém as informações não foram apresentadas de forma satisfatórias e o Conselho Municipal deliberou pela implantação de uma Comissão Temporária de Estudo do Credenciamento e da Programação Pactuada Integrada-PPI, visando discutir os serviços conveniados  públicos e privados, buscando a qualidade e a ampliação da oferta  para a população, de modo especial para os munícipes de Santarém. A reunião também deliberou  que a SEMSA deve estabelecer critérios mínimos de qualidade de equipamentos necessários para a operacionalização dos serviços e a qualificação dos Recursos Humanos para todos  os   prestadores que desejarem  realizar convênio com o SUS. 
          Outro ponto importante, foi o debate a respeito da  Farmácia Básica do SUS,com ênfase nos medicamentos da  RENAME - Relação Nacional de Medicamentos, especialmente os para hipertensão arterial e diabetes. As Comissões Permanentes de Acompanhamento ao  Fundo Municipal de Saúde e Unidades Públicas e Privadas Prestadoras de Serviços para o SUS, apresentaram os relatórios de visitas realizadas as unidades de saúde: Nova República, Maracanã, Santarenzinho, Santíssimo/Prainha e Santana. Os relatórios  confirmam as denúncias apresentadas pelos usuários e usuárias ao Conselho Municipal de Saúde, quanto a falta de medicações básicas nas unidades de saúde, além de considerações apresentadas pelos Conselheiros e Conselheiras com relação a necessidade de reorganização das ações e serviços disponibilizados nas unidades. Outro ponto importante no debate, foi a necessidade de ampliação do número de profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, pois o atual quadro é insuficiente para proporcionar um atendimento ágil e que produza impactos positivos na assistência à saúde da população. 

domingo, 15 de abril de 2012

Capacitação de Conselheiros e Conselheiras Municipais de Saúde

 O Conselho Municipal de Saúde de Santarém, promoveu nos dias 13 e 14 de abril de 2012, no Centro de Formação Emaús,  o I Encontro de Capacitação de Conselheiros e Conselheiras Municipais de Saúde da  Região do Baixo Amazonas. A Capacitação  contou com os  facilitadores do Conselho Nacional de Saúde: Maria do Espírito Santo e Fernando Eliotério, que contribuíram   com os assuntos sobre o papel dos Conselhos de Saúde em todos os níveis; instrumentos de gestão como agenda de saúde,quadro de metas; Plano Plurianual e Relatório de Gestão, além do financiamento da saúde e as novas legislações que vinculam de maneira mais incisiva a cobrança dos prazos de apresentação desses instrumentos nos espaços de controle social e reforça a obrigatoriedade de suas elaborações, trazendo  medidas punitivas para os gestores que descumprirem o que as novas legislações estabelecem. Também esteve contribuindo no debate sobre o Decreto Regulamentar da  LEI 8.080/90 e as Politicas de Saúde para as populações específicas,Maria da Glória Campos, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. Estiveram participando do Encontro,os  Conselheiros e Conselheiras Municipais de Saúde de Santarém, além dos municípios de: Monte Alegre,Óbidos,Oriximiná,Juruti,Itaituba, Belterra, Ruropólis, Alenquer.A articulação do Encontro foi feita pela Mesa Diretora  do Conselho Municipal de Saúde de Santarém: Rosana Costa/FAMCOS, Waldir Paiva Mesquita/SINDMEPA, Emmanuel Silva/SEMSA e Conceição Menezes/UNECOS, compartilhada com a Coordenadora de  Plenária de Conselhos de Saúde do Estado do Pará, Maria Inez Dolzane Reis, também Conselheira Municipal de Saúde. Segundo avaliação dos participantes,o  evento, além de inédito foi um tremendo sucesso. O Financiamento do Encontro, foi feito  através da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém.