quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ESTRUTURA DO CONSELHO

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 
  • O Conselho Municipal de Saúde é organizado em Plenário, Mesa Diretora, Presidência, Comissões, Grupo de Trabalho e Secretaria -Executiva.
PLENÁRIO
O Plenário do CMSS é um fórum de deliberação plena e conclusiva formado pelos representantes de Usuários, Governo e Prestadores de Serviço ao SUS, Órgão formadores de Recursos Humanos e Trabalhadores de Saúde.
  • As reuniões ocorrem de forma ordinária doze vezes por ano, uma vez por mês, ou por convocação extraordinária requerida pela presidente ou por deliberação do Plenário.
MESA DIRETORA
  • A Mesa Diretora do CMSS, eleita pelo plenário, é composta por quatro conselheiros, tendo que ser paritária sendo dois representantes de Usuários, um representante de Trabalhadores e um representante de gestores.
COMISSÕES 
  • As Comissões são organismos de assessoria ao Plenário, que resgatam e reiteram os princípios do SUS e do Controle Social. As Comissões são formadas por quatro conselheiro visando a paridade que buscam fornecer subsídios de discussão ao Pleno para a deliberação sobre a formulação de estratégia e controle da execução de políticas públicas de saúde.
GRUPOS DE TRABALHO
  • Os Grupos de Trabalhos (GT) são organismo instituídos pelo Plenário para assessoramento temporário ao CMSS ou as Comissões com objetivos definidos, não sendo necessário a paridade e nem a composição de apenas conselheiros.
SECRETARIA EXECUTIVA
  • A secretaria executiva tem finalidade de fornecer condições necessárias para o cumprimento das competências do CMSS dentre outras.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Participe da XI Conferência Municipal de Saúde de Santarém, que será realizada no período de 09 a 11 de Novembro de 2011, no Auditório da Universidade Estadual do Pará - UEPA - Campus Santarém, com abertura as 8:00 horas do dia 09/11/2011, tendo como tema Central: O SUS DE TODOS: POLÍTICA PÚBLICA E PATRIMÔNIO DO POVO.
PARTICIPE: Exercer o controle social não é meramente papel dos Conselhos e Conferências e sim de toda sociedade civil e também de instituições de controle oficial como Ministério Público e Câmara de Vereadores.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CONSELHO DE SAÚDE DE SANTARÉM

Criado  pela Lei Municipal 14.214 de 08 de julho de 1992, alterado pelas leis 15.527 de 04/01/1996, 16.636 de 27/07/1996 e 16.099 de 27 de março de 1998. Tem por objetivo estabelecer, controlar e avaliar a Política Municipal de Saúde, além das funções previstas na Lei Federal nº. 8.142, de 28 de dezembro de 1990.